07/10/2020

Eddie Van Halen, conhecido como um dos fundadores do Van Halen, morreu nesta terça-feira (6) aos 65 anos de idade após uma longa batalha contra um câncer na garganta. As informações são do TMZ.

Fontes próximas ao guitarrista afirmaram que ele estava internado no hospital St. Johns em Santa Monica, na Califórnia, nos Estados Unidos. A mulher, Janie, o filho, Wolfgang, e o irmão, Alex, estavam com ele na hora da morte.

De acordo com o site, Eddie teve uma piora drástica nas últimas 72 horas e os médicos descobriram que o câncer teve metástase para o cérebro e outros órgãos. Ele já lutava contra a doença há mais de 10 anos. O músico foi ao hospital diversas vezes ao longo de 2019, incluindo uma internação em novembro por complicações intestinais, e fez uma sessão de quimioterapia recentemente.

No ano passado, o TMZ também revelou que Eddie viajava entre Estados Unidos e Alemanha para fazer um tratamento com radiação. Apesar de ser fumante há anos, ele acredita que o câncer surgiu por segurar palhetas de metal na boca durante os shows há mais de 20 anos.

Eddie Van Halen (Foto: Reprodução/ Instagram)

Eddie Van Halen com o filho (Foto: Reprodução/ Instagram)

Nas redes sociais, o filho de Eddie fez uma homenagem ao pai. “Eu não posso acreditar que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai”, escreveu ele.

LENDA DO ROCK
Edward Lodewijk Van Halen nasceu em 1955 em Amsterdã, na Holanda, e mudou-se com a família para Pasadena, na Califórnia, em 1962. O pai, Jan, era um instrumentista conhecido na Europa e tocava clarinete e saxofone. A paixão pela música foi passada aos filhos.

Os pais esperavam que Alex e Eddie se tornassem músicos e os meninos começaram a ter aulas de piano na infância. Em Pasadena, os quatro dividiam uma casa de um cômodo com outras duas famílias. A mãe, Eugenia, começou a trabalhar como empregada e o pai como zelador, mas se apresentando em bares aos finais de semana.

Na escola, Alex e Eddie se apresentavam em eventos e em intervalos com uma banda chamada Broken Combs. Eddie comprou a bateria com dinheiro que recebeu por entregar jornais, mas logo trocou de instrumento e encontrou sua verdadeira paixão na guitarra.

Inspirados pela Invasão Britânica, nos anos 1960, nome dado nome dado ao fenômeno cultural do país, com o surgimento de bandas como os Beatles, The Who e Rolling Stones, Eddie e Alex começaram a gravar suas próximas músicas.

Em 1972, ele formou o Van Halen com o irmão na bateria, Michael Anthony no baixo e David Lee Roth nos vocais. Eddie foi o principal compositor do disco de estreia da banda em 1978, quando estouraram no mercado da música.

Entre os maiores hits do Van Halen estão Hot For TeacherPanamaJump, Runnin With The DevilUnchained, entre outros. Sammy Hagar entrou na banda em 1985 no lugar de Roth.

https://youtu.be/SwYN7mTi6HM

Eddie Van Halen (Foto: WireImage/Getty Images)

Eddie é considerado um dos maiores guitarristas da história do rock e a banda marcou a cultura dos anos 1980 com seu estilo espalhafatoso, se tornando uma das mais influentes da música até hoje no heavy metal. Ele foi eleitor o 8ª melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

A banda foi indicada ao Grammy com o disco 1984 Jump foi o primeiro e único single do Van Halen a alcançar o topo das paradas musicais dos Estados Unidos. Outro momento marcante da carreira de Eddie foi o solo de guitarra em Beat It, de Michael Jackson. Em 2009, ele tocou duas faixas no disco Authentic, do rapper LL Cool J, e também fez uma participação especial na série Two and a half men.

O Van Halen veio somente uma única vez ao Brasil em 1983 com a turnê de Diver Down, considerado o trabalho mais fraco da banda. Eles fizeram três shows em cada cidade visitada, São Paulo, Rio e Porto Alegre.

A guitarra de Eddie também era famosa entre os fãs e músicos. Chamada de Frankenstein, ela teve cada peça montada de acordo com as preferências do artista em 1975. A pintura era vermelha com detalhes em preto e branco e se tornou uma das referências visuais do rock.

Eddie Van Halen com família (Foto: Reprodução/ Instagram)

Eddie Van Halen (Foto: Reprodução/ Instagram)

Eddie Van Halen (Foto: Reprodução)

Fonte: Quem